Opine !

Data: 24/03/2010

De: Perla Coelho de Souza

Assunto: Escola Espaço Educação

Acho que a Sra. Laís Maria Metran da Gama e Silva (carta publicada no “Bairros.com do Globo”) não tem acompanhado mais o rumo da Escola Espaço Educação. Nestes 28 anos de funcionamento a escola continua a mesma linha de diálogos constantes com pais e professores. Também tive filhas que estudaram lá e hoje meu neto é aluno desta escola. O seu prédio vendido, não por incompetência (como já foi dito) mas porque a especulação imobiliária no local é fortíssima. A escola não deve sair do Leblon porque o seu público é morador desta região. A maioria vai para escola a pé. Quem precisar levar seu filho de carro e não puder simplesmente dar uma parada rápida para deixá-lo ( e não “largá-lo”), deverá educadamente estacionar seu veículo em algum local permitido para então entrar com seu filho na escola. Assim sempre foi e assim deve ser em qualquer situação, em frente de escolas ou qualquer outro local. Quem para irresponsavelmente atrapalhando o transito assim o faz indiscriminadamente. A rua Timóteo da Costa foi obrigada a colocar quebra-molas porque alguns moradores usam a rua como pista de corrida. Lembro que provavelmente só passam por esta rua os moradores (e seus visitantes) e os sócios do Clube Federal que na maioria são residentes das imediações.
O transtorno com o transito é muito maior em ruas onde circulam muitos transportes coletivos e causam tumulto para um numero muito maior de pessoas.
Não consigo imaginar um número de manobras muito maior do que as que já existem na rua. A maior parte dos prédios nesta rua tem mais moradores do que os alunos da escola. Os moradores da rua. Rainha Guilhermina também não gostaram quando o ônibus 503 que serve aos moradores da rua Timóteo da Costa começou a passar por lá (sem falar no supermercado da esquina, nos restaurantes, etc que servem não somente aos moradores da Rainha Guilhermina)
Tudo isso são situações que a vida urbana cria. Precisamos e possivelmente gostamos (pois aqui moramos) de todos estes estabelecimentos mas o melhor é na rua dos outros.
A casa da Timóteo da Costa não é insalubre e os demais problemas levantados tais como entrada para ambulância, bombeiros e etc... é uma situação que a escola vai ter que resolver ali e em qualquer outro local. Imagino o número de escolas que teriam no Rio de Janeiro se fossem exigidos com tal rigor pelos bombeiros os requisitos que agora são levantados.
O Espaço Educação não é e não tem a intenção de ser uma grande escola. É um espaço acolhedor para atender as crianças até aproximadamente 10 anos. Quem conhece a escola sabe que o tratamento dado ali para as crianças foge (com louvor!) ao ensino tradicional. Quem conhece o corpo docente da escola sabe do zelo e carinho com que as crianças são tratadas. É perfeitamente compreensível que os moradores da Timóteo da Costa não queiram a escola lá. Infelizmente não moramos em uma cidade planejada. Essa área é residencial mas é também uma área permitida para escolas, clubes, etc... (que já inclusive existem) As escolas precisam ficar em algum lugar e alguns vão querer que ela fique longe da sua casa.
Peço TOLERÂ NCIA, BOM SENSO e PAZ.



Voltar